Conectando Computadores - Enlaces físicos

Uma rede é formada por dois ou mais computadores conectados através de enlaces usando diferentes meios de transmissão. Eles podem ser classificados quanto à forma de conexão:

• Enlaces ponto a ponto - Os enlaces ponto a ponto são usados para conexão direta de dois dispositivos de rede como, por exemplo, dois computadores (Fig. 4.1).



Taxa de transferência Velocidade ou vazão de dados é a quantidade de dados em bit por segundo que pode ser transferida em um enlace. As principais unidades são:
• bps – bit/s
• Kbps – kilobit/s
• Mbps – megabit/s 
• Gbps – gigabit/s

A característica principal do enlace ponto a ponto é que os dispositivos conectados usam exclusivamente toda a capacidade do enlace. Se a taxa de transferência de dados do enlace for de 10 megabits por segundo (Mbps), os dispositivos podem transferir dados entre si a essa taxa.[...]

• Enlaces multiponto – Nos enlaces multiponto, os dispositivos compartilham a mesma conexão, como na Figura 4.2, onde um computador está conectado a várias impressoras.


Ficou claro para você o conceito de enlace ponto a ponto e multiponto? Não? Então relaxe porque agora é a hora da reflexão!

Um roteador WiFi para conexão à internet tem vazão de 2 Mbps. Você está conectado usando um notebook e o seu colega usando um computador desktop. Se os dois estiverem baixando o mesmo arquivo, qual a taxa de transferência aproximada da sua conexão?

Vamos conferir o seu juízo. Se você concluiu que o problema se refere a um enlace multiponto, você acertou na mosca! Logo, a vazão do enlace será dividida entre os dois dispositivos conectados. Assim, se a vazão total é de 2 Mbps, a vazão individual aproximada é de 1 Mbps!

Outra classificação dos enlaces físicos é quanto ao sentido do fluxo de dados. Eles podem ser:

• Enlace simplex – Neste tipo de enlace o fluxo de dados tem somente um canal em um único sentido (Fig. 4.3). 


Os enlaces puramente simplex são raros atualmente. Alguns enlaces de satélite usam este tipo de comunicação.

• Enlace half-duplex – As transmissões neste caso são feitas em ambos os sentidos, porém não simultaneamente (Fig. 4.4)


Esses enlaces são comuns em conexões sem fio onde o enlace tem somente um canal de comunicação. A transmissão e a recepção são feitas da mesma forma que em um rádio amador. Para falar, você tem que pressionar o botão do microfone e liberar para ouvir.

• Enlace duplexNeste tipo de enlace, as transmissões são feitas em ambos os sentidos simultaneamente (Fig. 4.5). 


Os enlaces duplex são mais rápidos, pois contam com dois canais independentes podendo transmitir e receber dados simultaneamente. São usados em redes locais que suportam vazões de dados de até 10 Gbps em cabos de par trançado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Camada de Enlace: Fundamentos e Protocolos

Meios Físicos

Capacidade de um Canal de Comunicação