Endereço de porta
As aplicações e serviços de rede que utilizam protocolos da camada de transporte precisam de um identificador para cada aplicação executada em um servidor. A tabela 7.1 mostra as principais aplicações das redes TCP/IP e seus respectivos protocolos e portas.
A vantagem de usar os endereços de porta é que eles permitem a um mesmo servidor de rede com um único endereço IP executar mais de um serviço ao mesmo tempo. Em um servidor de rede TVP/IP, é possível abrir 65.535 portas para sessões de serviço distintas!
😏 Hora da reflexão. A Figura 7.3 mostra dois registros de nomes de domínio do Ifro. Quais os serviços, protocolos e endereços de porta eles estão usando? É possível que os dois registros apontem para um mesmo endereço IP? Ou seja, para a mesma máquina?
Vamos conferir o seu raciocínio. Se você respondeu para os serviços WEB e Correio Eletrônico, para os protocolos HTTP e SMTP e para as portas 80 e 25 respectivamente, acertou em cheio! Parabéns!
Agora que você já conhece os endereços das camadas de aplicação e transporte, vamos estudar o endereço da camada de rede, o endereço lógico que passaremos a chamar de endereço IP.

Comentários
Postar um comentário