Exemplo do Protocolo TCP/IP

O TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol) foi inicialmente criado por pesquisadores da rede ARPA, e que mais tarde se tornou padrão da rede Internet. A principal característica do TCP/IP é poder suportar a interligação de várias redes de diferentes tecnologias, podendo oferecer vários serviços a seus usuários, como por exemplo, o FTP, Telnet e o E-Mail. O TCP divide os dados em pacotes e cada pacote possui um número de sequência para remontar os dados novamente, além de informações que garantem os dados contidos no pacote não serão corrompidos.

O IP divide estes pacotes em partes menores ainda que além de ter os controles de remontagem e não corrompimento de dados, acrescenta informações de endereçamento de origem e destino. As as sub-redes podem dividir os pacotes IP e adicionar suas próprias informações de endereçamento, um pacote de IP pode passar por diversas sub-redes até atingir o endereço desejado de envio.

Mostramos a seguir na Figura 1.1.6 um diagrama da pilha de protocolos TCP/IP com vários protocolos de comunicação de dados segundo sua classificação por camadas.


ATIVIDADE DE FIXAÇÃO (TURMA 01) 

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO (TURMA 02)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Camada de Enlace: Fundamentos e Protocolos

Meios Físicos

Capacidade de um Canal de Comunicação