Modelo de Referência OSI
Em 1983 a ISO, definiu um modelo de comunicação para sistemas abertos OSI. Esse modelo foi dividido em sete camadas executando funções do meio físico até a aplicação, mostrado na Figura 1.1.3
SAP Service Access Point (ponto de acesso ao serviço). Ponto de comunicação entre duas camadas de um protocolo.
Cada camada é responsável por uma determinada função e entre elas existe um ponto de acesso comum chamado SAP. A ideia é que cada camada possa ser trocada por outra de padrão diferente mas com a mesma função. Cada camada é apresentada a seguir na Figura 1.1.4
Camada Física
É a interface com o meio de comunicação e está voltada para as funções mais básicas. Os problemas tratados nesta camada são os mais próximos do hardware como tensão do bit “1” frequência do sinal, etc.
Camada de Enlace de Dados
É responsável por tratar os dados brutos da camada inferior e oferecer a camada superior dados livres de erros de transmissão. Ela é responsável pelo controle de erro, envio de reconhecimento e corrigir mensagens repetidas, danificadas ou perdidas. Outra função importante é controlar o fluxo de dados, evitando, por exemplo, que um transmissor rápido afogue um receptor lento.
Camada Rede
Ela determina o caminho que uma mensagem deverá fazer. O roteamento pode ser definido por uma tabela relacionando endereço lógico à endereço físico. Na interligação de várias redes, ela é responsável pela conversão dos endereços, que poderão ser diferentes. Outra função é o controle de congestionamento, determinando caminhos alternativos.
Camada Transporte
Esta camada oferece um serviço confiável (sem erros) fim a fim (sem preocupação com o caminho que é feito) e entrega as mensagens na ordem correta. Ela pode multiplexar várias conexões transparentes ao usuário. O Transporte é responsável pelo estabelecimento e encerramento de conexões.
Camada Sessão
Ela é responsável por estabelecer uma sessão entre máquinas diferentes. Um exemplo é a sincronização na transferência de dados, por exemplo, permitindo que uma transferência de um arquivo possa ser retomada do ponto que parou.
Camada Apresentação
Realiza funções de conversão de códigos como, por exemplo, ASCII e EBCDIC. É a camada responsável por permitir a comunicação entre máquinas diferentes. Outras funções são compressão de dados, criptografia e autenticação.
Camada Aplicação
É a camada de mais alto nível de abstração e oferece serviços para usuário como, transferência de arquivos, consulta a diretório e correio eletrônico.


Comentários
Postar um comentário