Modelo de um protocolo

Um protocolo é o conjunto de regras que regulamentam a comunicação entre dois ou mais computadores. Na vida normal usamos protocolos de uma forma natural, sem prestarmos atenção. Para que duas pessoas se comuniquem é necessário que elas tenham contato (físico ou telefone), precisam falar a mesma língua e precisamos construir frases adequadamente.

No mundo dos computadores é semelhante, os computadores precisam estar ligados fisicamente, com um cabo de rede local ou um par telefônico, falar a mesma linguagem e usar o mesmo protocolo (estrutura das mensagens). A cada camada de cada extremidade de comunicação é necessário que a mensagem seja idêntica, para permitir o entendimento.


Na Figura 1.1.5 a mensagem M é entregue pela camada 5 à camada 4 para ser transmitida para a outra extremidade. Na camada 4 é colocado um cabeçalho (header) H4 para identificar a mensagem que será entregue à camada 3. A camada 3 não pode transmitir a mensagem M inteira, por isso ela é quebrada em dois pedaços, M1 e M2. Cada mensagem recebe um novo cabeçalho (header) H3 que indica a ordenação dos pacotes à outra extremidade, que deverá remontar a mensagem. A camada 2 adiciona um novo cabeçalho H2 e também uma terminação (trailer) T2 com um código de verificação para possibilitar que o destinatário verifique se não houve erro durante a transmissão. A mensagem é transmitida para o destino que realiza este processo no sentido inverso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Camada de Enlace: Fundamentos e Protocolos

Meios Físicos

Capacidade de um Canal de Comunicação