Meios de Transmissões não Guiados
Além dos cabos, os sinais podem ser transportados pelo ar, pela água, e até pelo vácuo do espaço sideral. Os meios não guiados usam a propagação através do ar ou de ondas eletromagnéticas nos quais a recepção e a transmissão são feitas através de antenas. Vamos detalhar a seguir os mais importantes.
• Ondas de rádio – Correspondem à faixa de frequências entre 1MHz e 300 GHz do espectro eletromagnético (Fig. 3.6). A faixa que nos interessa é a usada pelas redes WiFi (wireless fidelity), sigla das redes sem fio que usam o padrão IEEE 802.11b/g em 2,4Ghz e o padrão IEEE 802.11a em 5,8GHz.
Esses padrões são usados em redes residenciais, corporativas e para acesso público à internet. Outros padrões como o IEEE 802.15 usam essas mesmas faixas para conexão de periféricos (teclado, mouse, câmeras etc.), sem a necessidade de fios.• Micro-ondas – Usam as faixas de frequência para comunicação acima das ondas de rádio. A transmissão é feita com linha de visada, ou seja, as antenas devem ser montadas de modo a não haver nenhum obstáculo entre elas.
As operadoras de telecomunicação usam antenas de micro-ondas instaladas em torres metálicas que alcançam grandes distâncias.
Devido à capacidade de transportar grandes volumes de dados, os enlaces de micro-ondas são usados como backbones terrestres e para comunicação com satélites (Fig. 3.7).


Comentários
Postar um comentário