Endereço IP

Vimos na aula anterior que a tecnologia TCP/IP foi idealizada com o objetivo principal de interligar redes independentes. Esta tarefa é realizada pelo endereço IP. Em uma rede TCP/IP, o endereço IP identifica unicamente um nó na rede. Isso significa que, em um conjunto de redes interligadas como a internet, por exemplo, não pode haver dois nós com o mesmo endereço IP.


O endereço IP é formado por quatro números separados por pontos com comprimento total de 32 bits. Cada número é chamado de octeto, pois tem oito bits, e carrega duas informações: o endereço do segmento de rede e o endereço do nó. A Figura 7.4 mostra o endereço IP na forma decimal. Observe que o valor máximo na base decimal para cada octeto é 255. 


Podemos fazer uma comparação do endereço IP com o endereço real de uma casa. O protocolo IP e seus auxiliares seriam as regras de trânsito, semáforos e placas indicativas para chegar a esse endereço (Fig. 7.5). Da mesma forma que não pode haver um endereço com o mesmo número em uma mesma rua, não pode haver um mesmo endereço de nó em uma mesma rede. Porém, podemos ter números iguais em ruas diferentes assim como podemos ter endereços de nós iguais em redes diferentes. Ficou claro? Ótimo, então vamos em frente!


Muito bem! Você sabe agora que o endereço IP é uma composição do endereço do segmento de rede e o endereço do nó. Essa característica permite interconectar milhões de nós distribuídos em milhares de redes. Mas você deve estar-se questionando: como determinar o endereço de rede e o endereço do nó? Excelente questionamento! Vamos resolver isso agora! 

Para determinar quem é quem em um endereço IP, você precisa de mais uma informação: a máscara de sub-rede!

🔎 A máscara de sub-rede é um número também de 32 bits, semelhante ao endereço IP, que é usado para determinar o endereço de rede a partir do endereço do nó. 

Portanto, somente com o endereço IP é impossível saber a que rede ele pertence. É preciso conhecer a máscara de sub-rede associada a ele. Vamos apresentar alguns exemplos para fixar esse conceito.

Vamos começar com o exemplo 1. 

 Endereço IP: 10.15.221.40 
 Máscara de sub-rede: 255.0.0.0  

Para determinar o endereço de rede, o computador faz uma operação lógica com os bits do endereço IP e da máscara. Esse processo é equivalente a repetir o octeto correspondente quando a máscara tiver o valor 255 e atribuir zero quando a máscara tiver o valor zero. Logo:


Esse endereço IP corresponde ao nó 15.221.40 da rede 10.0.0.0

Fácil? Não? Então, vamos ao exemplo 2.

Endereço IP: 172.16.4.10 
Máscara de sub-rede: 255.255.0.0 


Usando o mesmo processo, temos:


Esse endereço IP corresponde ao nó 4.10 da rede 172.16.0.0

Ficou claro agora? Ainda não? Então, vamos a mais um exemplo:

Endereço IP: 192.168.2.1 
Máscara de sub-rede: 255.255.255.0 


Esse endereço IP corresponde ao nó 1 da rede 192.168.1.0

E agora? Você aprendeu como determinar o endereço de rede usando a máscara de sub-rede? Ótimo! Se você ainda tiver dúvidas, releia os exemplos ou consulte o seu tutor.

🔎 A dupla endereço IP e máscara de sub-rede é usada para endereçar computadores e dispositivos dentro de uma mesma rede. A conectividade entre redes é feita pelo roteador padrão ou gateway padrão.

Se você está montando uma rede residencial ou em um pequeno escritório, basta usar o mesmo endereço de rede para todas as máquinas e uma identificação de nó para cada dispositivo (Fig. 7.6a). Os computadores terão total conectividade, mas, se você necessitar de acesso a outras redes, como a internet, é preciso configurar o endereço IP do roteador para encaminhar os pacotes (Fig. 7.6b).


Portanto, para ter conectividade total entre redes locais, redes de campus e redes de longa distância, a configuração do endereço IP da interface de rede das máquinas deve ter três informações: o endereço IP, a máscara de sub- -rede e o gateway padrão. Para complementar o conceito de endereçamento de rede, vamos estudar agora o endereço físico. Preparado(a)? Vamos em frente!


New chat


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Camada de Enlace: Fundamentos e Protocolos

Meios Físicos

Capacidade de um Canal de Comunicação