Tipos de endereço de Rede

Vamos recordar a nossa primeira aula? Muito bem. Nela foi apresentada uma comparação entre o serviço postal e a rede de computadores. Então, da mesma forma que uma carta precisa do endereço do remetente e do destinatário, o pacote precisa do endereço de origem e do endereço de destino. A Figura 7.1 mostra a correspondência dos endereços com as camadas do modelo TCP/IP.


Em uma rede baseada no modelo TCP/IP, identificam-se quatro tipos de endereço: endereço físico, endereço lógico, endereço de porta e endereço simbólico.

Os dois primeiros endereços, físico e lógico, são obrigatórios e os outros dois estão associados aos protocolos das aplicações e podem ou não estar presentes em um pacote na rede. Vamos começar com o endereço simbólico que passaremos a chamar de nome de domínio.

Nome de domínio

Os nomes de domínio são usados para identificar um computador ou um dispositivo de rede. A Figura 7.2 mostra o nome de domínio www.ifro.edu.br que identifica a máquina www do domínio ifro.edu.br.


O sistema de nomes de domínio ou DNS é um serviço distribuído na internet que mantém tabelas para resolver nomes de domínio para endereço IP. A Figura 7.3 mostra a estrutura do serviço DNS.


Cada país tem um órgão gestor para administrar os registros de nomes. Você pode registrar um nome de domínio no Brasil acessando o site www. registro.br. Os domínios genéricos são de uso geral e são administrados por entidades particulares. Os domínios de países são de responsabilidade dos governos correspondentes.

✅ Para saber mais sobre o serviço DNS na internet, assista o vídeo abaixo


Você conheceu os nomes de domínio e um dos principais serviços de rede, o serviço DNS. Faça uma faxina na camada de transporte da sua máquina que vamos bater na sua porta!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Camada de Enlace: Fundamentos e Protocolos

Meios Físicos

Capacidade de um Canal de Comunicação