Modelos de Comunicações na Rede
Mostramos na Figura o modelo genérico de uma comunicação. A máquina cliente solicita uma requisição (request) a máquina servidora, que entende a requisição e devolve para o cliente a resposta solicitada (reply).
Servidores e clientes são computadores com um sistema operacional conectados em rede. Essa comunicação deve ser a mais transparente possível para permitir que um maior número de usuários com sistemas operacionais diferentes possam requisitar informações dos servidores. Por isso a comunicação, isto é, seus protocolos de redes, devem ser padronizados.
Cliente
Um cliente é um equipamento que estabelece a interface do usuário com a rede. Uma estação pode ser um computador pessoal, notebook, PDA ou telefone celular. Em uma arquitetura cliente-servidor, o cliente é responsável pela exibição das informações para o usuário de forma amigável, por exemplo, interface gráfica, e realiza um condicionamento dos dados que serão transmitidos para o servidor, por exemplo, criptografando os dados sensíveis antes de transmitir pela rede.
Para o usuário a utilização de uma aplicação no cliente é transparente pois ele é responsável pela transmissão e recepção dos dados com o servidor. O programa cliente é responsável por estabelecer, manter e encerrar a comunicação assim como detectar e corrigir os erros de transmissão e dosar a taxa de transmissão de acordo com a capacidade da rede.
Servidor
Servidor é o equipamento que fornece informações mediante solicitação de um cliente. Geralmente é um computador com maior capacidade pois processa o serviço de comunicação para vários clientes além de gerenciar bancos de dados que contém as informações.
Como os servidores geralmente são únicos, é necessário fornecer uma infraestrutura confiável. Para isso, discos redundantes e fontes de alimentação ininterrupta (no-break) são equipamentos úteis.
Meio de transmissão
Meio de transmissão é o meio físico por onde os dados vão trafegar entre cliente e servidor. Vários meios físicos podem ser utilizados, cada um de acordo com o ambiente e a distância desejada. Alguns exemplos podem ser: par trançado, cabo coaxial, fibra ótica ou rádio (sem fio).
Dispositivos de rede
Se cliente e servidor estão distantes, é necessário recuperar o sinal de transmissão ao longo do caminho. Se a ligação é compartilhada com outros cliente e servidores, é necessário interligar todos os dispositivos e encaminhar corretamente todas as mensagens. Os dispositivos podem ser repetidores, hubs, comutadores (switchs) ou roteadores.
Fonte: Livro Redes de Computadores.pdf
ATIVIDADE DE FIXÇÃO (TURMA 01)
ATIVIDADE DE FIXAÇÃO (TURMA 02)

Comentários
Postar um comentário