Os dispositivos móveis como notebooks, smartphones e tablets estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas. No ambiente corporativo não é diferente. Os usuários precisam entrar na rede local da empresa usando os seus dispositivos móveis da mesma forma que os usuários das estações de trabalho. Para atender a essa necessidade, redes sem fio são instaladas para fazer a integração com a rede local cabeada. Outra aplicação das redes sem fio e que se está tornando muito popular é o acesso à internet através dos hot-spots, que são pontos de acesso gratuito encontrados nos aeroportos, cafés, livrarias e até em algumas cidades em caráter experimental.
Semelhantes às redes cabeadas, as redes sem fio usam a topologia estrela e o padrão mais usado é o IEEE 802.11 que suporta taxas de transmissão de dados desde 10Mbps até 6Gbps no padrão IEEE802.11ad.
Hora da reflexão.
Usuários móveis de uma loja de departamentos precisam conectar-se à rede local quando chegam à empresa. Qual ativo de rede você escolheria para realizar essa tarefa?
Vamos conferir a sua solução. Se você optou por um ponto de acesso sem fio, acertou em cheio! O ponto de acesso deve ser conectado ao switch da área de trabalho correspondente. Você vai conhecer os detalhes dessa solução na próxima seção.
Topologia das redes locais sem fio
As redes sem fio usam as ondas de radiofrequência para conexão entre os nós. Os dispositivos, portanto, devem ter interfaces de rede compatíveis, ou seja, que funcionem na mesma frequência.
*Compatível Que pode coexistir ou concordar com outro. Diz-se de máquinas que podem ser conectadas.
A tabela 9.2 mostra os padrões de redes sem fio, suas frequências de trabalho e com quais padrões cada um deles pode se conectar. Portanto, quando você escolher o ponto de acesso para atender a uma rede empresarial, é preciso saber quais os padrões que os dispositivos móveis dos usuários usam. A Figura 9.4 mostra a topologia de uma rede sem fio típica para estabelecer a integração dos dispositivos móveis com a rede local cabeada.
Quando o dispositivo móvel entra na área de cobertura do ponto de acesso, ele o conecta à rede local através do enlace com o switch da área de trabalho.
Comentários
Postar um comentário