Características de Transmissão de Dados
Algumas características ajudam a classificar uma transmissão de dados. São elas: sentido da transmissão, modo de transmissão e tipos de enlace.
Sentido de Transmissão
Uma comunicação pode ser classificada segundo o sentido da transmissão em simplex, semi-duplex (half-duplex) e duplex (full-duplex). A comunicação simplex ou unidirecional se dá em um único sentido enquanto a semi-duplex ou bidirecional se dá nos dois sentidos, porém não simultaneamente. A comunicação duplex ou bidirecional simultânea permite o tráfego de informações simultâneas nas duas direções.
Modo de Transmissão
Segundo uma classificação espacial a transmissão pode ser série ou paralela. A transmissão paralela é normalmente usada para pequenas distâncias dentro de um computador (por exemplo, barramento de dados) ou ainda para conectar periféricos próximos (por exemplo, uma impressora). Sua vantagem é a velocidade de transmissão pois vários bits são transmitidos simultaneamente. Para grandes distâncias a transmissão série é mais empregada pois permite uma grande economia em relação ao suporte de transmissão.
Em relação ao tempo (classificação temporal) a transmissão pode ser síncrona ou assíncrona. Na transmissão síncrona o relógio (clock) é enviado juntamente com sinal transmitido, permitindo o aproveitamento total da banda de comunicação. Na transmissão assíncrona o relógio não é enviado junto ao sinal, obrigando a inclusão de bits de sincronismo (start bit e stop bit) provocando uma perda no aproveitamento da banda.
Tipo de enlace
Os equipamentos de comunicação de dados podem ser conectados através de diferentes tipos de enlace. O mais comum é a ligação ponto-a-ponto. Os dois outros tipos de enlace são o ponto-a-multiponto, muito usado em redes locais e de satélites, e o multiponto-a-ponto, usado em aplicações de consulta a bancos de dados. A ligação de conferência (multiponto-a-multiponto) é um tipo de enlace que vem recebendo importância crescente devido às aplicações em ensino e trabalho cooperativo. Finalmente, o enlace de difusão (broadcast) onde todos os equipamentos recebem informações.
ATIVIDADE DE FIXAÇÃO (TURMA 01)
ATIVIDADE DE FIXAÇÃO (TURMA 02)
Comentários
Postar um comentário