Dificuldades na transmissão

Como qualquer meio da natureza, uma transmissão apresenta algumas dificuldades que precisam ser consideradas para atingir o objetivo final: comunicar.

Notação decibel

Muitas vezes a relação entre sinal de entrada e saída, ou sinal transmitido e recebido é mais importante que o valor do sinal propriamente dito. Por isso é comum representar a relação de potência de sinal com a notação decibel, mostrada na Equação:

Onde, S é a potência do sinal de saída e E a potência do sinal de entrada. O uso de logaritmo é para diminuir o tamanho dos números quando o ganho/perda forem muito grandes. Note que se o sinal de saída for maior que o de entrada (um amplificador, por exemplo) o valor em decibel é positivo enquanto se a saída for menor que a entrada (medida de atenuação, por exemplo) o valor em decibel é negativo.

Atenuação de um sinal de comunicação

Qualquer sinal transmitido perde energia durante seu caminho até o receptor. Este fator é importante pois classifica os meios de transmissão para cada tipo de uso. Por exemplo, um material que oferece baixa perda de potência é o mais indicado para transmissão de longa distância A atenuação também é proporcional a frequência do sinal, isto é, para um mesmo material a atenuação de um sinal de frequência mais alta é maior que o sinal de frequência mais baixa. Como um sinal digital tem componentes de diversas frequências (Fourier), essa diferença de atenuação pode provocar erros na interpretação do sinal no receptor.

A atenuação geralmente é representado pela notação de decibel.

Distorção por atraso

Um atraso diferente para diferentes frequências pode provocar erros na interpretação dos dados no receptor, por causa da série de Fourier.

Ruído

O ruído faz parte do meio ambiente, e quando está próximo da linha de comunicação ele pode causar erros na interpretação dos dados no receptor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Camada de Enlace: Fundamentos e Protocolos

Meios Físicos

Capacidade de um Canal de Comunicação