Par trançado
O par trançado é composto de um ou mais pares de fios metálicos (normalmente de cobre) isolados e enrolados em forma espiral (Figura 1.2.4).
O trançado dos fios permite diminuir os efeitos de indução de corrente em um dos condutores devido ao campo elétrico inverso criado pelo outro condutor. Ele é usado como suporte de transmissão na rede telefônica e em cabeamento de rede local.
O par metálico trançado é um suporte de transmissão de baixo custo, alta maleabilidade, peso e dimensões reduzidas, fácil manuseio, permite conexões bastantes simples e apresenta interfaces de baixo custo.
Um cabo de par trançado pode ser do tipo blindado ou não blindado
O cabo blindado, também conhecido como STP tem uma membrana de alumínio envolvendo todos os pares trançados ou uma membrana fazendo uma blindagem individual para cada par. Isso reduz o interferência do meio ambiente e também reduz a interferência entre pares (crosstalk) quando isolado individualmente.
O cabo não blindado, também conhecido como UTP, consiste em apenas um conjunto de pares trançados entre si. Pelo fato de os pares serem trançados muito próximos, uma interferência eletromagnética externa atuando em um lado da trança compensa a interferência do outro lado da trança. Esse engenhoso mecanismo cria uma autoproteção eletromagnética, protegendo o sinal de interferências externas, sem a necessidade de usar uma blindagem externa.

Comentários
Postar um comentário