Dado Analógico Sinal Digital
Ao longo dos últimos 40 anos foram marcados pela contínua digitalização das redes de comunicação, melhorando a qualidade do sinal recebido aproveitando a melhor imunidade a ruído do meio digital. Um problema sério é converter um dado analógico em sinal digital, pois por melhor que seja sempre há uma perda de informação.
A primeira técnica é chamada PCM mostrada na Figura 1.3.3. Ela consiste em amostrar o sinal analógico com um período constante, medir o valor amostrado e converter esse valor para um número digital. A voz humana, com uma faixa de frequência abaixo de 4 KHz, é amostrada a uma taxa de 8000 vezes por segundo. Esse valor amostrado é comparado com uma escala de 256 níveis (8 bits) o que exige uma taxa de transmissão de 64000 bps, que é a banda utilizada para canal de voz digitalizado não comprimido. A técnica PCM é sem dúvida a mais utilizada atualmente no sistema telefônico.
Uma outra técnica é chamada Modulação Delta, mostrada na Figura 1.3.4. Esta técnica assume que um sinal analógico sofre pequenas variações em um pequeno intervalo de tempo, assim cada bit transmitido indica um acréscimo ou decréscimo do sinal anterior. Estudos matemáticos demonstram que a Modulação Delta consegue recuperar um sinal de voz (4KHz) com qualidade excelente usando apenas 9000 bps, enquanto o PCM necessita 64000 bps para se obter a mesma qualidade. Muitas outras técnicas tem surgido ao longo dos anos e acreditamos que sejam usados em breve nos equipamentos utilizados por nós (a Modulação Delta é utilizada nos roteadores VoIP).
ATIVIDADE DE FIXAÇÃO (TURMA 01)
ATIVIDADE DE FIXAÇÃO (TURMA 02)


Comentários
Postar um comentário